A participação dos pais na educação escolar dos filhos é fundamental para o seu processo de aprendizagem. Ao perceber que os pais e família se interessam por seus estudos e por suas experiências escolares a criança sente-se valorizada, se desenvolve de forma segura e com boa autoestima.
Pais e escola na verdade devem formar uma equipe que trabalhe com base na colaboração e compartilhamento, agindo em parceria. É necessário estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. Nessa parceria, a cobrança é a última ferramenta a ser utilizada.

Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove.

Como ter um melhor relacionamento com os filhos?

Trouxemos alguns pontos importantes para te ajudar a ter uma boa relação entre pais e filhos:

• Conversas diárias sobre acontecimentos do cotidiano.
• Demonstrações de afeto.
• Comentários em família sobre livros, notícias de jornal, revistas, programas de televisão.
• Visitas em família a bibliotecas, museus, jardins zoológicos, lugares históricos, atividades culturais.
• Estímulos para utilizar novas palavras e ampliar o vocabulário.

É importante também que a família busque estimular bons hábitos,como:

• Estabelecer um tempo para estudo em casa.
• Rotinas diárias que incluem tempo para comer, dormir, brincar, trabalhar, estudar e ler.
• Ter um lugar tranquilo para os estudos.
• Interesse da família em hobbies, jogos e atividades com valor educativo.
• Priorizar à leitura a outras atividades como ver televisão, redes sociais e videogame.
• Preocupação com o uso correto da linguagem.
• Conhecimento dos pais sobre o progresso dos filhos na escola.

A presença da família na escola traz benefícios fundamentais para o desenvolvimento da criança dentro e fora da sala de aula, plantando frutos que serão colhidos desde a infância até a vida adulta.
Na Escola para Pais iniciativa do CE LUMNI, são realizadas palestras com psicólogos, psiquiatras, com apresentação de vídeos, textos reflexivos e diálogos, buscam soluções para conflitos do nosso dia-a-dia e dá suporte para que pais e filhos estabeleçam uma relação de amor, cumplicidade e parceria.

Para mais informações entre em contato.