Internalizar os conteúdos trabalhados é algo fundamental para que os alunos saiam da escola com uma base sólida de conhecimentos que os ajudarão na vida pessoal e profissional.

Mas, para obter a formação integral, é imprescindível que o aluno desenvolva outras habilidades cognitivas, motoras e afetivas, que são projetadas nas atividades do nosso contra turno escolar.

Vamos listar os principais benefícios que as atividades extracurriculares proporcionam para a formação integral do estudante.

1) Reencontro com a motivação

Durante a longa trajetória escolar, pode ser que o aluno encontre dificuldades em uma ou mais disciplinas. Quando isso acontece e as notas ruins começam a surgir, é comum o jovem ficar desmotivado e, em alguns casos, passa até a duvidar da sua própria capacidade.

No entanto, quando esse estudante está envolvido em uma atividade extracurricular que ele realmente gosta, as chances de reencontrar a motivação são muito maiores. Isso porque, ao se ver talentoso em esportes, artes ou música, por exemplo, o aluno começa a desenvolver uma visão positiva de si mesmo. Com o fortalecimento da autoestima, o estudante seguirá mais confiante para mudar o seu desempenho escolar, pois ele se sentirá novamente capaz de superar todas as barreiras.

2) Disciplina para o sucesso

No contra turno, são intensificados alguns pontos já trabalhados nas aulas regulares, como o cumprimento de regras e fortalecimento da disciplina para alcançar bons resultados. Porém, por envolver ações que são extremamente agradáveis para os alunos, como os jogos esportivos, a internalização da importância da disciplina e de seguir as regras e combinados estabelecidos ocorre de maneira mais rápida e natural.

O interessante é que esse aprendizado será replicado na rotina escolar do aluno, bem como em outras experiências que ele tiver dentro e fora do colégio. Essas características são importantes para a formação integral e convívio em sociedade.

3) Controle Emocional

Nas atividades do contra turno, geralmente as crianças aprendem algo, axercitam e demonstram todo esse aprendizado em um campeonatos ou apresentações. Durante a preparação, o primeiro sentimento que surge é a ansiedade. Depois, no momento de apresentar o que aprendeu, o nervosismo toma conta.

Para evitar que essas emoções prejudiquem o desenvolvimento do aluno, é importante que a escola trabalhe com os estudantes o controle das emoções, mostrando a eles que é preciso ter tranquilidade para se preparar, que a calma ajudará a lembrar de tudo o que foi planejado para a apresentação e que mesmo que o resultado não tenha sido o esperado, o importante é se dedicar e dar o melhor de si. Além de aprender a controlar as emoções, os estudantes passam por um processo enriquecedor de amadurecimento durante as atividades extracurriculares.