Novo Ensino Médio

No ensino médio, o Centro Educacional LUMNI preocupa-se com a excelência acadêmica ao mesmo tempo em que acolhe as diversidades em um ambiente plural e com vários interesses expostos. Nessa etapa, o LUMNI auxilia os estudantes na definição do projeto de vida e garante ferramentas para que ele se torne protagonista de sua própria história, como destaca a BNCC, a finalidade do ensino médio planejado “Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida.

Missão

Tornar a aprendizagem mais atrativa e oferecer autonomia aos jovens para escolher o Itinerário Formativo conforme suas habilidades e seus interesses possibilitando escolhas profissionais.

Eixos Estruturantes

Investigação Científica

Meditação e Investigação Sociocultural

Processos Criativos

Preparando para o mundo

Portanto, nessa etapa é oferecida a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, isso não quer dizer ensino profissionalizante, mas desenvolver competências para que o estudante seja inserido no mercado de trabalho de forma crítica, ativa, criativa e responsável, ciente de um mundo cada vez mais complexo e imprevisível.

Seguindo esse raciocínio, o Centro Educacional LUMNI procura aprimorar o estudante como pessoa humana, pois acredita que a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, sustentável, inclusiva e solidária passa por uma forte formação ética, fomentando a autonomia e o pensamento crítico. Ainda, o ensino médio deve garantir aos estudantes a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, ou seja, compreender a ciência do mundo acadêmico de modo a atender aos exames de ingresso no ensino superior.

Os Pilares

Protagonismo Juvenil

Montagem de Projetos Pedagógicos profissionalizantes inovadores com visão ampla do mercado de trabalho.

Construção do Projeto de Vida

Desenvolvimento de autonomia e responsabilidade

Itinerários Formativos

Para que todas essas demandas sejam atendidas o currículo do ensino médio passou por reformulação e foi dividido em formação geral básica e itinerários formativos.

Os itinerários formativos compõem a parte flexível do currículo, pois possibilitam opções de escolha dos estudantes e foram estruturados nas áreas de conhecimento de forma integrada, a partir do perfil do nosso egresso e nas condições de implementação pela escola.

Assim, a metodologia pautada pelo currículo integrado compreende projetos e sequências didáticas que favorecem a investigação e a problematização. A operacionalização dessas estratégias exige a utilização de múltiplas mídias, linguagens e trabalho com temas culturais.

Com isso, o Centro Educacional LUMNI, tem por meio da utilização dos espaços escolares como laboratório de informática e ciências, sala de leitura, quadra de esportes, sala de recursos audiovisuais e projetos educativos, proporciona aos estudantes uma aprendizagem dinâmica e prazerosa, oportunizando novos conhecimentos.

No trabalho com projetos, as atividades são organizadas com o intuito de situar a concepção e as práticas educativas no LUMNI, buscando compreender e construir respostas possíveis diante do conhecimento e das mudanças sociais.

Formação Geral

O currículo do ensino médio é constituído pela Formação Geral Básica (BNCC), composta pelas áreas de conhecimento e pelos componentes curriculares:

Linguagens e suas Tecnologias

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Física, Química e Biologia

Matemática e suas tecnologias

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

História, Geografia, Filosofia e Sociologia

Eletivos

Arte e Linguagens

Ao dar continuidade aos estudos, ele poderá escolher, por exemplo, os cursos superiores de: teatro, artes, publicidade e propaganda, marketing, administração, Cursos Técnicos Superiores de Acordo com Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – MEC: Produção Publicitária, Produção Cultural, Gestão Comercial, Marketing, Processos Gerenciais.

Multimídias

Poderá escolher, por exemplo, os cursos superiores de: estatística, publicidade e propaganda marketing, administração, gestão comercial, além de Cursos Técnicos Superiores  Produção Multimídia, Produção Publicitária, Gestão Comercial, dentre outros.

Educação Ambiental

O aluno poderá ter interesse em cursos superiores como: biologia, engenharia ambiental, engenharia elétrica; cursos técnicos superiores tais como Gestão Ambiental, Sistemas Elétricos, Marketing, Produção Multimídia

Entre em contato:

Localização: Quadra 2, Conjunto C/D, Lote E - Sobradinho - DF

Telefone: (61)3797-9243 / (61) 9 9298-9570

Email: direcao@escolalumni.com.br

Matutino - Vespertino - Contra Turno

Identificação

Art. 1º. A Escola Passo a Passo, fundada em 20 de dezembro de 1993, e credenciada pela Portaria nº 104/99 – SE/DF, recredenciada pela Portaria nº 293 de 20/08/2007 – SE/DF, está localizada na Quadra 02, Conjunto C/D, Lote E, Sobradinho – Distrito Federal, sendo mudada a sua denominação para Centro Educacional Lumni, conforme Ordem de Serviço nº 110/2011, publicada no DODF nº 144 de 27/07/2011, página 09.