O mundo mudou, e com isso em mente, a maneira de nos relacionarmos com as outras pessoas e com o ambiente também. Não nos comunicamos mais do mesmo jeito, tampouco aprendemos como antes. Nesse contexto, é importante considerarmos o papel dos alunos e o quanto é fundamental adotar práticas inovadoras na educação, isto é, tomar medidas que acompanhem as mudanças que ocorrem na realidade desses jovens.

Ensinar não é fácil, mas saber que o está fazendo da melhor forma e que, com suas ações, está impactando positivamente a aprendizagem e a vida dos estudantes da sua escola, com certeza, é algo extraordinário. Com isso mente, separamos 5 práticas inovadoras na educação para você se inspirar.

1. Utilizar técnicas de Design Thinking

Metodologia já muito abordada no mundo corporativo, o Design Thinking nada mais é do que uma abordagem com foco no ser humano para a inovação, levando-o a pensar de maneira crítica e criativa para desenvolver ideias, organizar informações, tomar decisões e adquirir conhecimento.

Dentro das salas de aula, o objetivo desse método é tornar cada aluno um cidadão consciente e capaz de transformar o mundo em um lugar melhor, estimulando pensamentos e ações críticas e criativas. Ou seja, com o Design Thinking é possível despertar o sentimento de protagonismo nos estudantes, fazendo com que se envolvam mais com as propostas da escola.

Há diferentes maneiras de aplicar o Design Thinking na sala de aula. Você pode propor que os alunos reflitam e discutam sobre qualquer tema — como medidas para melhorar o clima e o ambiente escolar. Esse é um jeito de diagnosticar os interesses, necessidades, desejos de cada um deles e usar essas constatações como base para planejar as práticas pedagógicas.

Outra sugestão é utilizar mapas mentais — processo de associação de palavras — para estudar, estruturar o pensamento e aprender, gerando e reunindo ideias. É um método que facilita a memorização de informações e compreensão e solução de problemas.

2. Estimular o desenvolvimento de competências socioemocionais

Exercícios, repetições e provas são importantes, mas não são as únicas ferramentas necessárias para formar alunos capazes de enfrentar as dificuldades do século XXI — que estão muito além do vestibular. Isso porque o mercado de trabalho e a vida cobram atitudes para as quais eles não são preparados durante o ensino tradicional.

Para conectá-los verdadeiramente à nova realidade do mundo em que vivemos, é preciso adotar meios de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes que contribuam para o desenvolvimento de suas competências socioemocionais.

Uma das nossas práticas inovadoras na educação consiste em que você estimule os seus alunos a se mobilizarem por alguma causa importante dentro da realidade deles. Propor experiências inovadoras — como ações de cidadania, solidariedade, transformação do ambiente escolar e sustentabilidade — pode ser também uma forma incrível de despertar o perfil protagonista nesses jovens.

Engaje os alunos em ações com poder real de transformação no ambiente em que vivem, pois, é crucial que eles compreendam que são parte fundamental em todo o processo. Incentive a mobilização por causas, a colaboração, a interação, a inovação e a proatividade dentro e fora do ambiente escolar.

3. Abordar práticas de inclusão escolar

Para realizar práticas inovadoras na educação, a escola não pode contar apenas com a modernização, mas também com valores humanos. Tecnologia e sustentabilidade são fatores necessários, porém, não suficientes para educar uma pessoa e incitá-la para o melhor que pode ser.

A inclusão social significa, entre outras coisas, o exercício da solidariedade e da empatia, afinal, além de formar alunos, a sua escola também está formando cidadãos. Portanto, cultive ações que promovam a inclusão no ambiente escolar.

Não nos referimos, apenas, a fazer com que o aluno se sinta inserido no espaço, mas também ensiná-lo a ser gentil com os demais e tolerante diante das diferenças.

Além de fortalecer vínculos, uma escola acolhedora deve trabalhar de forma personalizada. Isto é, saber como atender ao perfil, ao ritmo e às particularidades de cada estudante, sem julgamentos e comparações.

Mais do que educar com eficiência um aluno para prestar vestibular e escolher uma profissão, adotar práticas inovadoras na educação representa, também, prepará-lo para ser alguém capaz de tornar o mundo um lugar melhor.