Nos dia atuais, a robótica vem causando um grande impacto na nossa sociedade por trazer soluções inovadoras em diversos setores. São criações na área da medicina, industria automobilística, uso doméstico e interfere também na forma como nos relacionamos socialmente. O ensino da robótica vem se tornando uma ciência interdisciplinar de grandes possibilidades da educação e já pode ser comparada ao ensino de outras línguas, como o inglês e o espanhol.
Além do raciocínio lógico, a criatividade, trabalho em equipe o ensino da Robótica nas escolas pode ter reflexos em outras disciplinas e até mesmo na autoestima dos alunos.
O raciocínio lógico engloba a capacidade de analisar um problema, determinar uma solução e descrevê-la como uma série de passos que podem ser seguidos por uma pessoa, um computador ou um robô. Esta habilidade, que pode ser aplicada a quase qualquer atividade no dia-a-dia, é essencial tanto na criação do robô em si quanto na criação do software que irá controlá-lo.
O espírito de equipe é reforçado pelo fato que muitas turmas competem em eventos, assim, encorajando o espírito competitivo entre os participantes, mas sempre tratando outros membros da equipe e os concorrentes com respeito e gentileza.
O impacto da Robótica também pode ser sentido em outras disciplinas, segundo especialistas “muitos alunos que não iam bem nas disciplinas “comuns” e passaram a se destacar na robótica tiveram um aumento significativo na autoestima e, consequentemente, melhoram seu desempenho nas outras disciplinas”
A inclusão dessa disciplina na grade disciplinar é o começo de uma jornada que engloba STEM, a Cultura Maker e pode levar a um “boom” no jeito como as pessoas enxergam a educação nas escolas.

Share This